Distribuidora

Distribuidora, Mercado Livre de Energia ou energia solar? Compare as principais alternativas disponíveis para contratação

Uma das maiores decisões que uma empresa deve tomar em relação ao seu consumo de energia elétrica é desvendar a melhor forma de contratar este produto. 

Existem três opções principais no mercado hoje: comprar energia da distribuidora local, aderir ao mercado livre de energia ou instalar um sistema de geração de energia solar. Cada uma dessas opções tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas de acordo com o perfil e as necessidades de cada cliente ou consumidor.

A Trix Energia quer que você se junte ao grupo de empresários que escolhe um futuro mais renovável, rentável e simples para suas empresas

Por isso, comparamos abaixo as três alternativas para que você decida, entre as vantagens e desvantagens, todos os aspectos mais importantes na hora de escolher a melhor solução para a sua empresa:

 

E quais são as alternativas?

  1. Comprar energia da distribuidora local, que é a forma mais comum e tradicional de contratação de energia elétrica no Brasil. Nesse caso, o consumidor paga uma tarifa fixa por kWh consumido, que é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e varia de acordo com a região, o horário e a classe de consumo (residencial, comercial, industrial, rural, etc.)

    1. A vantagem é que pela praticidade, o consumidor não precisa se preocupar com a quantidade de energia que irá requisitar ao sistema, podendo seu consumo variar de acordo com a sua sazonalidade ou quaisquer outras circunstâncias.
    2. A desvantagem é que essa tarifa é pré-estabelecida sem qualquer possibilidade de negociação. Além disso, as tarifas podem sofrer alterações dentro do próprio ano de homologação por conta da aplicação das bandeiras tarifárias ou por alguma outra decisão da política energética.
  2. Aderir ao mercado livre de energia, que é uma modalidade de contratação de energia elétrica que permite ao consumidor negociar diretamente com os agentes geradores ou comercializadores de energia.
    1. A vantagem dessa alternativa é ter a possibilidade de escolher o fornecedor, o preço, o prazo e as condições do contrato de energia.  Também se pode optar pela fonte da energia que se deseja contratar, pois no Mercado Livre de energia, as empresas podem escolher fornecedores de energia elétrica que utilizem fontes renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica, biomassa, entre outras. Adicionalmente, esta aquisição de energia de fontes renováveis pode trazer um benefício adicional que seria o desconto na tarifa de uso do sistema de distribuição, pago à Distribuidora. Ou seja, com todas estas possibilidades de gestão eficiente da compra de energia elétrica, esta alternativa pode trazer benefícios significativos para a empresa, como redução de custos e aumento da competitividade.
    2. A desvantagem desta alternativa é que o consumidor precisará comparar as diversas alternativas de produtos que terá à sua disposição.
  3. Instalar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, uma tecnologia que converte a radiação solar em energia elétrica por meio de painéis solares e inversores.
    1. As vantagens dessa alternativa são a sustentabilidade e a autonomia, pois o consumidor pode produzir sua própria energia limpa e renovável e, dessa forma, se tornar menos dependente das variações das tarifas ou dos preços da energia no mercado.
    2. A desvantagem é que essa alternativa requer um investimento inicial elevado para a compra e a instalação que vai variar dependendo da potência instalada. Além disso, há custos de manutenção periódica do sistema para garantir seu bom funcionamento e sua vida útil.

 

Se você se interessou pelo assunto e gostaria de se aprofundar no tema, consulte o nosso e-book “Transparência no Mercado Livre de Energia: como a Trix Energia contribui para a tomada de decisão no seu negócio”.

Lembre-se: Mais liberdade, maior margem e mais sustentabilidade podem ser alcançadas através do Mercado Livre de Energia com a Trix.

Compartilhe essa postagem:

Agora a Trix é Matrix Energia!

A Trix sempre fez parte da Matrix, mas agora ela deixa de ser chamada de Trix para ser incorporada pela marca Matrix Energia. Nada muda na prática, somente como chamamos a linha de negócio Varejista. Por isso, todos os conteúdos da Trix você irá encontrar no site oficial da Matrix Energia. Acesse e confira!